Embriaguez? Nem pensar!

Freqüentemente, pessoas que querem justificar suas praticas de beber comentam que a Bíblia não proíbe o ato, ou seja, não há versículo que condena a prática de tomar uma cerveja, um copo de vinho, etc. 

Mas será que esta abordagem ao assunto é honesta e humildade, procedente de corações espirituais determinados a agradar ao Senhor? Ou, pode ser que reflete uma atitude carnal determinada a justificar o prazer próprio?

O que Deus acha da bebida forte? Ele diz: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora” (Provérbios 20:1). 

Algumas pessoas ainda procuram defender seus hábitos de tomar bebidas alcoólicas, sugerindo que outras passagens contradizem esta. Citam, por exemplo, o milagre de Jesus em Caná, quando o Senhor fez centenas de litros de vinho (João 2:1-12). 

Estas pessoas ignoram o significado da palavra “vinho” nas Escrituras, que simplesmente identifica o produto da uva. 

Pode ser vinho, a bebida forte condenada por Deus, ou pode ser suco da uva, o que uma mãe daria para uma criança de peito (Lamentações 2:11-12). Para defender o consumo de bebidas alcoólicas, sugerem que Jesus agiu em contradição da palavra já revelada por Deus condenando a bebida forte. 

Não há nenhuma evidência bíblica para sugerir que Jesus fizesse vinho com álcool.

Uma outra defesa é o argumento que a Bíblia condena o vinho, não a cerveja. É claro que a palavra cerveja não aparece nas Escrituras, mas a cerveja hoje tem quase o mesmo teor de álcool do vinho fermentado naturalmente naquela época.

Tudo que o vinho fazia para prejudicar a pessoa, a cerveja também faz. A bebida forte diminui a capacidade de discernir entre o certo e o errado (Levítico 10:9-11) e a capacidade de aplicar a justiça (Provérbios 31:5).

Como evitar a embriaguez e outros pecados envolvendo o consumo de álcool?

“Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente” (Provérbios 23:31). Se não olhar, não vai pegar. Se não pegar, não vai tomar. Se não tomar, não sofrerá os prejuízos que a bebida forte traz.

Como responder a questão de bebidas alcoólicas? Nem pensar!

por Dennis Allan


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As tribulações têm seu tempo e produzem um resultado abençoado em nós, ainda que nós talvez choremos muito durante esse período

As ações no céu começam quando alguém ora na terra!

PROTEJA SUA MENTE